A década de 50 foi marcada por muitos acontecimentos históricos. Os principais fatos, que o mundo tomou conhecimento, foi o fim da Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coréia, o surgimento da União Européia, a Desestalinização, o lançamento do primeiro satélite artificial na órbita terrestre (Sputnik), o Pacto de Varsóvia e a Revolução cubana. No Brasil, o que causou grande repercussão, foi o suicídio do presidente Getúlio Vargas, e o surgimento da Bossa Nova.
Na década de 1940 a moda estava masculinizada devido à guerra e os tecidos eram racionalizados por questões econômicas. Depois da guerra, a sociedade queria recuperar tudo o que havia sido privada.
Com a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, os EUA ficaram numa situação cômoda em relação às outras nações, o que lhe permitia exercer enorme influência sobre a política e a economia internacional e passam em parte a ditar a moda.
Para isso, convocam Christian Dior para lançar a sociedade algo que passasse a estar no auge da moda mundial. Em 1947, expõe ao mundo o New Look, representado pelos vestidos confeccionados com muito tecido, descendo até os tornozelos, muito amplos e com cintura marcada. O salto alto, luvas acessórios como jóias e peles estavam presentes, completando o visual. O modelo símbolo do New Look foi o tailleur Bar, um casaquinho de seda bebe acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos.
Nos anos 50, também houve o aperfeiçoamento dos eletrodomésticos, para atender a mulher do pós-guerra, que tinha de ser bonita, boa dona de casa, esposa e mãe. Foi também o auge dos cosméticos e das tintas para cabelo que, principalmente, escondiam os fios brancos, como sinal de que a feminilidade voltara.
A televisão também teve grande participação na moda americana, e era comum as mulheres copiarem roupas de atrizes e atores como Doris Day e Elizabeth Taylor.
Os acessórios da época são sutiãs pontudos com enchimento, bolsas duras, óculos gatinho, sapatilhas e para grandes eventos os chapéus. Para os cabelos femininos rabos-de-cavalo ou soltos com permanente. A cor de batom principalmente usada era de tom alaranjado, e destacavam o contorno dos olhos com delineador. No final da década, a moda descobriu nas confecções uma chance para a sua democratização. Era o início da moda jovem, a grande revolução dos anos 60, com as calças cigarrete, óculos escuros, lenços, sapatos baixos, saias rodadas e suéteres. Os jovens rebeldes dirigiam lambretas e as mocinhas sonhavam com conversíveis, fumavam em público e contrariavam todos os valores e tradições das famílias impostos no início da década.
O produto que escolhemos para desenvolver neste projeto foi uma bolsa, que caracteriza a década de 50 de um modo geral. Utilizamos um formato pequeno e delicado, com a parte inferior mais ampla, pois eram assim confeccionadas nesta época. O tecido escolhido foi tafetá da cor rosa, para demonstrar a feminilidade. E o cd para simular música, no caso, a chegada do rockn’roll, no final desta década, que revolucionou a sociedade e principalmente a mocidade.
[moda e estilismo - senai 2009]


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